Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Eva Wilma (1933-2021)

Em entrevista a Cirley Ribeiro, o ator recorda alguns dos importantes papéis de Eva Wilma ao longo de 70 anos de carreira. Tony Ramos também destaca a firmeza, a coragem, a determinação e a generosidade de "Vivinha" com os colegas de profissão. Ele próprio, 15 anos mais novo, inspirou-se muito na atriz. Os dois atuaram na primeira versão de A Viagem, novela de Ivani Ribeiro.

" Ela era muito culta, falava 4 idiomas. E sempre recomendava aos colegas: você precisa ler determinado livro, ver determinado filme ou conhecer determinado autor".

Eva Wilma nasceu em 14 de dezembro de 1933 na cidade de São Paulo. Ela iniciou a carreira artística aos 19 anos, no Ballet do Quarto Centenário de São Paulo, mas abandonou a dança pouco depois, quando recebeu convites para integrar o Teatro de Arena e o programa “Alô Doçura”, da TV Tupi. Além da dança e da atuação, Eva sempre foi muito conectada às artes, tendo aulas de canto, piano e violão com Inezita Barroso.

Ao longo da carreira, Eva Wilma estrelou dezenas de novelas como "Meu Pé de Laranja Lima" (de 1971), e a primeira versão de "Mulheres de Areia" (de 1973), na qual interpretava as gêmeas Ruth e Raquel.

Seu último trabalho na TV foi em 2015, no seriado “Verdades Secretas”, da TV Globo..

O diretor Ulisses Cruz, destaca as memórias que possui da atriz nos palcos e relembra a participação da atriz em 1967, no espetáculo Black-Out, de Frederick Knott.

A carreira teatral de Eva não se separa daquela que estabeleceu no cinema e na televisão. A diretora de teatro Clara Carvalho, comenta sobre os primeiros trabalhos da atriz nas novelas.

Eva Wilma aliava vigor e sensibilidade, explorando todas as facetas de seu temperamento, quer nos papéis dramáticos quanto cômicos.

O ator e diretor Chico Carvalho, que apresentou na Cultura FM a série “A Grande Orquestra do Mundo”, fala sobre o trabalho de Eva Wilma em uma época em que não existia rede social e, portanto, a representatividade não vinha da imagem, mas do ofício de atriz.

Além de uma artista referencial na cena brasileira, Eva Wilma é lembrada pela delicadeza com colegas de profissão, como nos conta a atriz e colega nos palcos Nicole Cordery.

Eva Wilma colecionou amigos ao longo de sua carreira, no teatro, na televisão e no cinema. Talvez uma das relações mais marcantes dentro e fora da dramaturgia seja com a atriz Nicette Bruno, com quem protagonizou novelas e seriados. Como nos conta a atriz Beth Goulart. Para atriz, Eva Wilma deixa o legado de uma grande profissional e a marcante atuação no campo das políticas culturais e na luta pela classe teatral.

Ator, dramaturgo, diretor de teatro e escritor, Atílio Bari tem uma coluna semanal sobre teatro, todas as quartas-feiras, no Estação Cultura, e é o idealizador e um dos apresentadores do programa Persona, da TV Cultura. Nesta segunda-feira ele fez uma coluna especial lembrando as realizações e a importância de Eva Wilma.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.