Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação The Enraged Musician, de William Hogarth, The Metropolitan Museum of Art._Doado por Harris Brisbane Dick Fund, 1932.

Saiba mais sobre o projeto:


O projeto Tramas Culturais da Fundação Ema Klabin discute nesta terça (1º) o tema O canto dos pregoeiros – uma cultura sonora. A palestra online será realizada por José Geraldo Vinci de Moraes, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre. Ele é autor de títulos como Sonoridades Paulistanas (Funarte,1997), Metrópole em Sinfonia (Estação Liberdade, 2000) e História e Música no Brasil (Alameda, 2010).

No encontro, o professor aborda a tradição milenar dos pregoeiros, presente no cotidiano urbano em determinados períodos, colaborando para compor a paisagem sonora ruidosa das cidades. “Eu vou voltar ao século XVI, em Paris, época ruidosa e representada como “Gritos de Paris”, passando pelo século XIX e, principalmente, pelo início do século XX, quando a atividade dos pregoeiros cresce junto com a formação das grandes metrópoles”.

Amplamente retratada nas artes visuais – especialmente em pinturas e fotografias – a atividade dos pregoeiros foi responsável por comunicar a venda de diversos produtos ao longo da história, utilizando a própria voz, recursos musicais e sonoros. A palestra O canto dos pregoeiros – uma cultura sonora começa às 17 horas, via plataforma Zoom. A inscrição é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.