Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Transamazônica - Uma estrada para o passado

Saiba mais sobre a mostra:


A Mostra Ecofalante de Cinema tem a Amazônia como foco especial, em filmes e debates que começam nesta quarta (02).

Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado de forma online, gratuitamente. Soldados da borracha, de Wolney Oliveira, abre a programação de filmes, às 20h. Vencedor da edição 2020 em votação do público, o documentário narra a saga de 60 mil soldados enviados à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Também na noite de abertura, a Mostra Ecofalante faz a pré-estreia mundial de BR Acima de Tudo, de Fred Rahal Mauro. A produção aborda os impactos da possível expansão da BR-163 pela floresta amazônica até a fronteira com o Suriname. São pontos de vista e abismos que separam os que compartilham de uma mesma terra: indígenas, quilombolas, posseiros pecuaristas, empresários e políticos.

A programação apresenta duas séries para televisão e 16 filmes, entre eles A última floresta, de Luiz Bolognesi, e o premiado longa britânico Quando dois mundos colidem, sobre o conflito por petróleo, minério e gás na Amazônia peruana. Três dos mais importantes filmes assinados por Jorge Bodanzky também estão na mostra: o clássico Iracema, uma transa Amazônica (1974), codirigido por Orlando Senna, Jari (1979) e Terceiro milênio (1981), ambos codirigidos por Wolf Gauer. O próprio Jorge Bodanzky realiza uma masterclass sobre cinema ambiental.

A mostra Ecofalante ocorre no âmbito da Semana Nacional do Meio Ambiente, e um ciclo de debates coloca em discussão questões que afetam a Amazônia, como o uso das terras, infraestrutura, garimpo ilegal, bioeconomia e crise climática. A programação vai até 9 de junho e o acesso é gratuito.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.