Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Everton Ballardin
Foto: Everton Ballardin Emiliano Di Cavalcanti - Feira nordestina, 1951 - Óleo sobre tela 240 x 300 cm

Saiba mais sobre a mostra:


O Instituto Tomie Ohtake apresenta até 17 de outubro a exposição Di Cavalcanti – Muralista, com curadoria de Ivo Mesquita. Segundo ele, é uma faceta menos conhecida do pintor que retratou as festas populares brasileiras, as mulatas e os personagens brejeiros. Mesquita realizou uma ampla pesquisa para entender como Di Cavalcanti conheceu e se interessou pelo muralismo, arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes. De acordo com o levantamento, o artista teve contato com os muralistas mexicanos em 1922, durante as comemorações do centenário da independência do Brasil no Rio de Janeiro.

A mostra traça uma linha do tempo, destacando os períodos em que o pintor se dedicou à produção de murais: de 1925 a 1950 e de 1950 a 1976. Dois painéis estão expostos: ProBel Trabalhadores, de 1955, e Brasil em 4 fases, de 1965, além de 19 pinturas em que Di Cavalcanti emprega as mesmas técnicas e temas utilizados nos grandes painéis em paredes. Entre as pinturas estão Serenata e Devaneio, ambas de 1927, que preconizaram o primeiro mural modernista brasileiro, criado por ele em 1929 para o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Di Cavalcanti – Muralista tem visitação de terça a domingo, das 12h às 17h, com entrada franca, seguindo os protocolos de segurança, como uso de máscaras e controle de público. A entrada é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.