Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Oscar Cáceres

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


O violonista uruguaio Oscar Cáceres morreu aos 93 anos, no último dia 18 de maio, em Paris. Ele faz parte de uma geração de virtuoses do instrumento ao lado de nomes como os de Julian Bream e John Williams.

Cáceres nasceu em Montevidéu, em 2 de abril de 1928. Ele começou a aprender violão aos onze anos em sua cidade natal. Em 1967, se mudou para a França, onde, cinco anos mais tarde, em 1972, criou o curso de violão na Universidade Internacional de Música de Paris.

Oscar Cáceres transitava entre a música popular e erudita. Foi o primeiro violonista a tocar o “Concerto de Aranjuez”, de Joaquín Rodrigo, na América Latina, em 1957.

Para homenageá-lo, João Marcos Coelho escolheu três obras de seu repertório: “Berimbau Carioca”, de Laurindo de Almeida; “Berceuse”, segundo movimento da “Baden Jazz Suite”, do violonista tcheco Jiri Jirmal; e “Homenagem a Villa-Lobos”, de Marlos Nobre, na primeira gravação desta peça escrita em 1977.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.