Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Instituto Moreira Sales
Crédito: Instituto Moreira Sales Edição 20 da revista Zum

Ouça a coluna completa de Leão Serva:


Um indígena não deixa de ser um indígena por portar e fazer uso de uma câmera fotográfica. E é capaz de produzir uma arte fotográfica pulsante e digna de conquistar o mercado brasileiro de galerias. Exemplo dessa produção está na edição 20 da revista Zum, publicada pelo Instituto Moreira Salles, destaque na coluna de Leão Serva. O jornalista cita o ensaio fotográfico do povo Suruí Pater, de Rondônia, que utiliza a câmera como instrumento de resistência. As fotos retratam o cotidiano nas aldeias, mostrando cenas comuns à vida de qualquer brasileiro, como um casamento, em que o noivo usa terno, e a noiva um vestido branco. “Ao mesmo tempo se vê nitidamente elementos da cultura indígena local”, pontua o jornalista.

Leão Serva também chama a atenção para o “choque cultural” produzido em outro ensaio fotográfico na Zum: o trabalho do artista plástico Denilson Baniwa. Em Ficções coloniais ele apresenta uma invasão de ícones e personagens da cultura pop ocidental em fotos antigas de indígenas brasileiros.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.