Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet “Sinfonia Alemã”

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


O compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) nasceu em Berlim, viveu a infância e juventude em Viena, onde foi discípulo de Arnold Schönberg e de volta a Alemanha, trabalhou ao lado de Kurt Weill e Bertolt Brecht na cena teatral e musical durante a República de Weimar. Eisler escreveu com Brecht uma série de “Arbeiterlied” (Canções do Trabalhador). Durante o nazismo, mudou-se para os Estados Unidos e com o final da guerra voltou para a Alemanha Oriental.

Lançado pelo selo Capriccio e disponível nas principais plataformas de streaming, o álbum “Deutsche Sinfonie”, gravado por solistas, coro e a Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena, sob a regência de Günther Theuring, traz a “Sinfonia Alemã”, de Hanns Eisler, obra grandiosa em 11 movimentos, que o compositor levou 23 anos para escrever.

Na obra, Eisler se utiliza de versos de Bertolt Brecht e denuncia o nazismo e o fascismo, além de procurar mostrar uma nova Alemanha, socialista, com a qual ele sonhava.

Para ilustrar sua coluna musical desta quarta (dia 9), João Marcos Coelho escolheu o Prelúdio da Sinfonia Alemã. Os intérpretes que participam do disco são: Ursula Targler (soprano), Hanna Fahlbusch-Wald (mezzo-soprano), Michael Ebbecke (barítno), Jaroslav Stajnc (baixo), Wiener Jeunesse Chor e Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena, sob a regência de Günther Theuring.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”.