Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Jaoa de Mello
Crédito: Jaoa de Mello Sismo

Saiba mais sobre o projeto:


Uma série de vídeo-performances coloca atores brasileiros em diálogo com histórias de refugiados do Haiti, Togo e Venezuela. A experiência - que mistura realidade e ficção, vídeo e teatro – estreia nesta quinta (10) em transmissão online às 20h.

Medo como fronteira – diálogos artísticos com refugiados é uma produção da Romã Atômica e tem direção de Jaoa de Mello. Quatro atores formam o elenco, apresentando narrativas sobre a mulher negra, a América Latina, além de paralelos entre a chegada de estrangeiros na Segunda Guerra Mundial e a atual crise de refugiados.

Os encontros e oficinas do projeto resultaram em três vídeo-performances. Em Nlabale, a atriz Cecília Schucman se encontra com Hezouwe Soh Tchao, refugiado do Togo, país da África Ocidental. Ela relembra a história dos avós judeus, que fugiram do nazismo; ele narra as barreiras enfrentadas para chegar ao Brasil.

Na performance Americalatina latinoamericA, o ator Vitinho Rodrigues dialoga com a venezuelana Dylines Guanipa sobre narrativas possíveis para o continente.

Outro trabalho é o vídeo-poema Sismo. Junia Larose, refugiada haitiana, e a atriz Ana Vitória Prudente compartilham diferentes questões: as próprias origens, a solidão da mulher negra e as sequelas do terremoto no Haiti, que matou 200 mil pessoas em 2010.

O projeto Medo como fronteira – diálogos artísticos com refugiados fica disponível até 12 de junho. O ingresso é gratuito, sendo necessário reservar no Sympla.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.