Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Vista do Estúdio 41 com fotografias da exposição ‘3 é 5’ de Dani Tranchesi.

Saiba mais sobre o projeto “3 é 5”:


A fotógrafa Dani Tranchesi documenta personagens e a movimentação frenética das feiras livres de São Paulo no projeto “3 é 5”, que consiste em livro, exposição e curta-metragem. O lançamento, nesta terça (17), marca a abertura do Estúdio 41, novo espaço cultural da cidade voltado à fotografia. A exposição reúne 22 imagens das 95 selecionadas para o livro, que tem edição da Vento Leste Editora. O título vem da linguagem utilizada pelos feirantes para a atrair a freguesia, quando se referem à quantidade e preço do produto.

Fascinada pela diversidade de pessoas e pelo movimento típico de mercados e feiras, Dani Tranchesi acompanhou a rotina de feirantes e fregueses em três feiras livres de São Paulo: Campos Elíseos, Santa Cecília e Bixiga. E registrou a movimentação desde a madrugada até a hora da “xepa” e o momento de desmontar as barracas.

A ideia surgiu no início da pandemia, quando a fotógrafa percebeu que as feiras livres não pararam de funcionar. Viraram locais de refúgio em meio ao isolamento social, como constatou ao lado do curador Diógenes Moura. Mais do que o colorido das frutas e legumes, ela quis registrar os protagonistas “de uma grande ópera”.

Além do apelo visual e dos personagens, o objetivo também foi captar os sons das feiras, tarefa que coube a Pedro Castelo Branco. Filho de Dani Tranceshi, ele dirige o curta-metragem que complementa o trabalho e pode ser acessado via QRcode nas páginas finais do livro.

A mostra fica em cartaz até 18 de setembro, com visitação de terça a sexta, das 13h às 18h, e as aos sábados das 11h às 13h. O endereço do Estúdio 41 é Rua Pedroso Alvarenga, 1254, no Itaim Bibi.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.