Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Cidades estão despreparadas para meios de transporte não poluentes

Ouça a coluna completa de Mario Augusto:


As cidades brasileiras não estão preparadas e não estão investindo na priorização de meios de transporte ativos e não poluentes.

Dados do Infosiga, plataforma estadual que monitora os acidentes de trânsito, apontam que a cada 4 horas um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo. Entre 2019 e 2020, foram registrados quase 5 mil acidentes envolvendo ciclistas nas 39 cidades da região metropolitana, e o número de mortos chegou a 167. 63% dos acidentes aconteceram na capital paulista.

Apesar da importância da mobilidade urbana, as cidades brasileiras se mantêm hostis em relação àqueles que se locomovem de bicicleta. A situação é agravada pela desigualdade na oferta desse tipo de infra estrutura cicloviária. Segundo o Centro de Estudos da Metrópole da USP, pessoas brancas e de maior poder aquisitivo são as principais beneficiadas por essa rede na capital paulista.

De acordo com o estudo, regiões como Perus, Guaianazes e Cidade Tiradentes não contam com nenhum quilômetro dos 649,4 km de ciclovias e ciclofaixas atualmente disponíveis em São Paulo. Os pesquisadores sugerem a inclusão dos indicadores de desigualdade social para elaboração dos instrumentos de planejamento e gestão urbana.

Esse foi o tema da coluna desta terça-feira (24) do jornalista Mario Augusto, editor da TV Cultura e advogado especialista em direito ambiental. Confira a coluna na íntegra.

O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​