Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ian Coelho
Ian Coelho Praça dos Três Poderes. 24/08/2021

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


A decisão do STF sobre o chamado “marco temporal”, prevista para esta quarta (01), deverá determinar todos os próximos julgamentos da Justiça brasileira sobre terras indígenas. Por trás da ação há interesses de fazendeiros e grileiros, “detratores que estão buscando o desmatamento, a invasão e a espoliação de terras indígenas”, alerta Leão Serva. O jornalista contesta a alegação do presidente Jair Bolsonaro, de que sem a aprovação do marco legal não haverá mais agronegócio. “Trata-se de mais uma batatada do presidente, porque as terras em disputa são especialmente na Amazônia, não ocupadas por fazendeiros do agronegócio”, esclarece.

Leão Serva também cita um estudo do MapBiomas, que emite alertas de desmatamento com o uso de fotografias de satélite: “as terras indígenas são as mais preservadas do país, ao passo que o recorde de queimadas no estado do Amazonas está em terras invadidas e griladas”.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.