Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Sérgio Mamberti (1939 - 2021)

Sérgio Mamberti “deixou um legado de amor pela cultura do Brasil”. A frase do filho do ator – Carlos Mamberti – é compartilhada por amigos, artistas e colegas de trabalho. Pessoas que desfrutaram do convívio com ele ressaltam a grande luta de Mamberti pelo teatro, a arte, a cultura e a liberdade de expressão. Paschoal da Conceição, o Doutor Abobrinha do Castelo Rá Tim Bum, ressalta que o ator sempre viveu rodeado pela arte.

Ouça o depoimento de Paschoal da Conceição:


Sérgio Mamberti estava internado há uma semana para tratar uma infecção nos pulmões. O ator chegou a ser intubado, mas não resistiu e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde ao longo deste ano, com outras duas internações por pneumonia e disfunção renal.

O último trabalho nos palcos foi na peça O Ovo de Ouro, de Luccas Papp, em 2019, sob direção de Ricardo Grasson. Em abril, lançou sua autobiografia, Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo, escrita com o jornalista Dirceu Alves Junior.

Nascido em 22 de abril de 1939, em Santos (SP), Mamberti formou-se pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo. Estreou no teatro em 1962, sob direção de Antônio Abujamra, e colecionou inúmeros papéis de destaque. Realizou montagens como O Balcão, de Jean Genet, em uma releitura de 1968 que remetia diretamente à ditadura militar, e Réveillon, conquistando o Prêmio Molière de Melhor Ator em 1975. Na televisão, fez sua estreia na novela Ana, da Record, em 1968, e em 1981 passou a atuar na TV Globo.

Foi no Castelo Rá Tim Bum, série infantil lançada pela TV Cultura na década de 1990, que Sérgio Mamberti viveu seu personagem mais querido, o Doutor Victor. A atriz Rosi Campos contracenava com ele, como Morgana, a feiticeira de 6 mil anos.

Ouça o depoimento de Rosi Campos:


Sérgio Mamberti foi reconhecido em diversos prêmios da área cultural. Além do Molière, recebeu o APCA, Sharp, APETESP, Prêmio Governador do Estado de São Paulo e a maior honraria do setor, a Ordem do Mérito Cultural. Teve intensa participação na política brasileira, e ocupou vários cargos no Ministério da Cultura, como a presidência da Funarte. O ator Cassio Scapin, que atuou com ele no Castelo Rá Tim Bum, destaca a luta pela arte.

Ouça do depoimento de Cássio Scapin:


O velório e o sepultamento do ator serão realizados na capital paulista, em cerimônias restritas à família. Mamberti deixa três filhos.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.