Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Ronaldo Gutierrez
Crédito: Ronaldo Gutierrez Só Ópera

Saiba mais sobre o espetáculo: 


Espetáculo do ator Luiz Damasceno mistura ópera, teatro e o humor radiofônico, inspirado em experiências do dramaturgo italiano Dario Fo (1926-2016) na década de 1950. A montagem comemora os 80 anos do gaúcho radicado em São Paulo, professor da Escola de Arte Dramática da USP por 25 anos.

Só Ópera estreia nesta sexta (10), de forma online, pela programação do Teatro Arthur Azevedo. E a partir de 17 de setembro terá apresentações pelo Teatro João Caetano, também em ambiente virtual.

O espetáculo se apoia no rádio para desenvolver uma história sobre progresso e inovação. Dois radialistas lutam, cada um à sua maneira, para salvar um tradicional programa de ópera: o novato Enzo Valentim, interpretado por Giovani Tozi, e o veterano e respeitado Luiz Pavarinni, papel de Luiz Damasceno. Embora tenham objetivos em comum, os dois personagens expõem o conflito de gerações no campo profissional. Um vivenciou o rádio antigo, o outro é habilidoso com as novas mídias e redes sociais. No embate, eles revisitam clássicos da ópera, como Carmen e A Flauta Mágica, e apresentam paródias de árias famosas. Giovani Tozi assina o texto e a direção.

Como parte das comemorações dos 80 anos, Luiz Damasceno inaugura no dia 24 a mostra O Sopro, com uma seleção de pinturas em acrílico sobre tela. Formado em Artes Cênicas e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele desenvolve a pintura como hobby.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.