Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: ASEC Brasil
Crédito: ASEC Brasil A jovem Rebecca Bassi (18) em atividade do Movimento Saber Lidar (foto tirada antes da pandemia)

Saiba mais sobre a ONG:


A crise de saúde mental desencadeada pela pandemia levou a Ong ASEC Brasil e o Unicef a expandirem para todo o país o projeto de fortalecimento emocional voltado a adolescentes e jovens. O modelo desenvolvido nos últimos meses na região sudeste está disponível a partir desta quarta (15) para o público de 14 a 24 anos de todos os estados brasileiros. Profissionais de saúde e das redes de apoio a adolescentes também poderão participar de cursos online formatados especialmente para este momento.

A demanda pelo fortalecimento socioemocional se tornou urgente, segundo a ASEC Brasil – Associação pela Saúde Emocional de Crianças e Adolescentes. A pandemia escancarou os transtornos mentais que já vinham sendo observados nos últimos anos na faixa etária a partir dos 14 anos. Metade dos jovens sentiu impactos na saúde mental, segundo a Inteligência em Pesquisa e Consultoria, que ouviu duas mil pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Em agosto, a Organização Panamericana da Saúde alertou que o continente vive uma crise de saúde mental, com 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão. A CEO voluntária da ASEC, Juliana Fleury, cita uma pesquisa do CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude. “Um em cada 10 jovens tem pensamento suicida ou de automutilação, principalmente na faixa de 15 a 17 anos. Isso é assustador”, conclui ela.

A estratégia de cursos online - motivacionais e humanizados - visa fazer frente às situações de dor, perda e luto. O projeto Promover para prevenir em saúde mental de adolescentes também olha para a desigualdade social e a falta de perspectiva – situações agravadas pela pandemia.

Informações e inscrições sobre os cursos estão disponíveis no site da ASEC Brasil. Os jovens também podem baixar o guia de autocuidado.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.