Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito Carol Quintanilha/ISA
Crédito Carol Quintanilha/ISA Moisés Brazão, mestre de Japurutu, participa de dança durante inauguração do sistema de abastecimento de água na Terra Indígena Alto Rio Negro (AM)

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), lançou na última sexta-feira (10), o primeiro edital do Fundo Indígena do Rio Negro, que aportará um total de R$ 1 milhão em iniciativas para incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Ao todo, a área de abrangência da FOIRN engloba 12 terras indígenas no Noroeste amazônico, sendo oito delas contíguas, onde moram aproximadamente 35 mil indígenas de 23 etnias.

O jornalista Leão Serva e diretor de Jornalismo da TV Cultura, comenta os impactos do edital sobre os projetos das comunidades indígenas. “(A medida) vai beneficiar no sentido do desenvolvimento sustentável de novos produtos que gerem renda, mantenha a gestão territorial e ambiental das terras indígenas e, principalmente, garantam a preservação da floresta de pé”.

Medidas como esta, ocorrem ao mesmo tempo em que o Supremo Tribunal Federal (STF), analisa a validade da tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Julgamento que deve ser retomado nesta quarta-feira (15).

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quartas-feiras, no programa Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​