Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet O cineasta Mazzaropi

Ouça a coluna completa de Atilio Bari: 


Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, o ator, dramaturgo e diretor de Teatro Atilio Bari destacou em sua coluna no Estação Cultura desta quarta (22), o comportamento da comitiva brasileira em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Atilio relembra o ator e cineasta Mazzaropi com o seu papel Jeca Tatu. Uma pessoa simplória, sem muito letramento e que vivia num sítio com a família. Ele conta que o ator tinha o desejo de gravar um filme em Nova York, mas acabou não acontecendo.

Caso o filme fosse realizado, “com certeza veríamos Jeca Tatu comendo uma fatia de pizza na frente de um restaurante rodeado por seus amigos”, comentou Atilio. A cena remete ao presidente Bolsonaro e sua trupe, que foram flagrados comendo pizza na rua por não apresentarem o passaporte da vacina contra a covid-19 e não poderem entrar em locais fechados.

Um filme como esse não teria sucesso hoje em dia, segundo Bari, pois seria considerado algo retrógrado por mostrar a imagem de um Brasil antigo. ”Mas o Jeca Tatu, do Mazzaropi, era um cara do bem. Preocupado mais com o feijão do que com o fuzil”, afirma.

Todas as quartas, Atílio Bari fala sobre espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também sobre os assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção. Nesta semana ele também relembrou o circo teatro ao comentar a descobertas de cassinos clandestinos na cidade de São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP