Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Exposição “Delicadeza e Resistência”, curadoria de Daniela Bousso
Exposição “Delicadeza e Resistência”, curadoria de Daniela Bousso Rubens Ianelli (São Paulo, Brasil. 1953). Sem título. 2020. Pastel seco sobre papel. 49 x 64 cm. Foto Sergio Guerini

Saiba mais sobre a mostra:


“Delicadeza e Resistência” é o título da mostra que o público pode ver a partir desta quarta (29) na Galeria Contempo, no Jardim América. Com curadoria de Daniela Bousso, a individual reúne obras produzidas no atelier do artista durante a pandemia: pinturas em têmpera e em óleo sobre tela, desenhos e painéis em azulejo.

A seleção é um convite para compreender os aspectos biográficos, culturais e históricos do artista plástico, médico e militante político.

Rubens Ianelli conviveu com povos indígenas no norte do país durante sete anos, atuando como sanitarista e em saúde pública. Na década de 1970 militou no movimento estudantil e se engajou na luta contra o regime militar. Anos antes percorreu vários países da Europa, visitou museus e conheceu as linguagens artísticas da época. Também se voltou para as tradições ancestrais dos povos ameríndios e para a cultura latino-americana.

Segundo a curadora Daniela Bousso, a obra de Rubens Ianelli carrega a delicadeza da têmpera, aprendida com Alberto Volpi, e a resistência da militância política. Filho do artista plástico Arcângelo Ianelli, e sobrinho do pintor e aquarelista Thomaz Ianelli, ele tem estreita ligação com as artes desde a infância.

“Delicadeza e Resistência” fica em cartaz até 23 de outubro na Galeria Contempo: alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados até as 16h.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.