Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Foto: Ana Blanc/Ascom/Ibama
Foto: Ana Blanc/Ascom/Ibama O Linhão de Tucuruí

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


O presidente Jair Bolsonaro anunciou o início da construção de 720 km de linha de transmissão, que vai ligar Manaus (AM) à Boa Vista (RR), na região amazônica. O linhão, também conhecido como “linhão de Tucuruí”, ficou na gaveta do Ministério de Minas e Energia por uma década, depois de ser leiloado, em setembro de 2011.

O projeto foi autorizado agora pela Fundação Nacional do Índio (Funai) sem um acordo básico e obrigatório do processo de licenciamento do projeto: definir as compensações socioambientais aos milhares de indígenas da região.

O jornalista Leão Serva e diretor de Jornalismo da TV Cultura, comenta o impacto que a construção da linha impõe à terra dos Waimiri Atroari, onde hoje vivem mais de 2.300 indígenas e relembra outro episódio em que comunidade foi atingida. “Nos anos 1970, Waimiri Atroari, então índios isolados resistiram a invasão de suas terras pelo exército brasileiro incumbidos de abrir a estrada Manaus-Boa Vista. O governo ditatorial mandou dizimar os índios. Em cerca de um ano, os 2 mil Waimiri Atroari foram reduzidos a pouco mais de 200 pessoas. Completamente devastadas, foi assim que eles conheceram os homens brancos”

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura. O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.