Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet/Foto de Ricardo Stuckert
Reprodução da Internet/Foto de Ricardo Stuckert

Uma tragédia envolvendo membros da tribo indígena Kaingang foi denunciada no último sábado (16) após a morte de quatro pessoas na aldeia de Serrinha, no Rio Grande do Sul. Segundo a líder da tribo, o ministério público foi acionado como pedido de socorro, mas a ajuda não chegou ao local porque o órgão está concorrido.

Os kaingang passam por um período de guerra entre aqueles que defendem o arrendamento de suas terras para proprietários agrícolas, contra os que preferem a posse das terras para os próprios indígenas. Em nota divulgada sobre a denúncia das mortes, a organização indígena Instituto Kaingáng (inka) confirmou que a aldeia passa por momentos de tortura, intimações, cárcere privado e ameaças.

“O que está acontecendo agora é a mesma história do que ocorreu com os Guaranis no Mato Grosso do Sul e com os Patachos em ilhéus'', observa o diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva. Ele conta que os fazendeiros brancos começam arrendando as terras, depois ocupam o espaço, criam o que se chama de direito adquirido e então se recusam a sair das terras. “Uma história que se repete em grupos de indígenas que são seduzidos pelo dinheiro dos fazendeiros”.

Serva ainda diz que o uso das terras para quem não seja indígena é um crime contra o patrimônio da União.

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP