Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Reprodução da Internet
Crédito: Reprodução da Internet Bernard Haitink

Ouça a sonora de João Marcos:


Bernard Haitink foi um maestro de poucas palavras e de conquistas que outros regentes de egos inflados teriam espalhado mundo afora. Quebrou paradigmas ao gravar a primeira integral da Sinfonia de Shostakovich com a Orquestra do Concertgebouw. A opinião é do crítico musical João Marcos Coelho, ao examinar o legado do regente holandês. Haitink morreu nesta quinta (21), aos 92 anos, em Londres, segundo confirmação divulgada hoje pelos agentes que o representavam. João Marcos falou sobre Bernard Haitink na coluna musical do dia 18 de outubro, quando abordou o concerto histórico da Filarmônica da Rádio Holandesa, gravado em 2019 e recém-lançado em CD. A apresentação da Sinfonia 7 de Bruckner fez parte dos concertos de despedida do maestro, antes de sua aposentadoria oficial.

“Ainda adolescente, estudante de música, conheci Shostakovich, Bruckner e Mahler – a sério – com Haitink”, destaca o crítico musical. Segundo ele, o holandês foi um dos últimos de uma linhagem ilustre de maestros que dominaram a era de ouro da gravação do século 20: desde os Lps de 10 e 12 polegadas, o CD, até o streaming e a música digital. Ao todo foram mais de 400 gravações.

Bernard Haitink liderou grandes orquestras internacionais, como a Orquestra Real do Concertgebouw, a Orquestra Filarmônica de Londres, a Ópera Estatal de Dresden, a Orquestra Sinfônica de Boston, e foi membro honorário da Filarmônica de Berlim. O repertório dele é extenso, e inclui sinfonias completas de Beethoven, Brahms, Schumann, Tchaikovsky, Bruckner, Mahler, Shostakovich e Ralph Vaughan Williams.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.