Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Arô Ribeiro
Crédito: Arô Ribeiro Tão Somente Meninos

Saiba mais sobre o espetáculo:


O Teatro da Conspiração estreia nesta quinta (25) o espetáculo “Tão somente meninos”, com dramaturgia de Solange Dias e direção de Cássio Castelan. A montagem é inspirada no drama de 50 meninos órfãos, a maioria negros, que foram explorados como mão de obra agrícola por membros da Ação Integralista Brasileira durante uma década. Eles foram retirados do Educandário Romão de Mattos Duarte, no Rio de Janeiro, sob a guarda do Juizado de Menores do Distrito Federal, e levados para uma propriedade privada em Campina do Monte Alegre (SP). Lá foram submetidos a longas jornadas de trabalho sem qualquer remuneração.

Para a montagem, o Teatro da Conspiração buscou elementos na investigação do professor e historiador Sidney Aguilar Filho, que em 2011 defendeu a tese de doutorado Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45). Além da história real como pano de fundo, o objetivo também é abordar questões contemporâneas, como o racismo, o autoritarismo, o trabalho análogo à escravidão e a desqualificação da vida.

Tão Somente Meninos terá transmissão online até 11 de dezembro, às 20h. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados no Sympla.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.