Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acervo
Acervo Benjamin de Oliveira

Mostra que encerra a série Ocupação do Itaú Cultural em 2021 homenageia um dos mais importantes artistas e empreendedores circenses do Brasil: Benjamin de Oliveira (1870-1954), mineiro de Pará de Minas, nascido em 1870, filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda. Cerca de 120 peças e documentos ajudam a contar a história do gestor que ajudou a desenvolver e a modernizar o circo brasileiro. Benjamin de Oliveira também foi responsável por fortalecer a linguagem teatral no circo estreando, em 1904, um texto dele próprio: O Diabo e o Chico.

O menino que, aos 12 anos, se encantou pela magia circense e fugiu com a trupe, atuou nos palcos, picadeiros e nos bastidores. Além de palhaço, foi ginasta, acrobata, músico, ator, cantor, dançarino e autor de peças.

A curadoria da Ocupação é do Núcleo de Artes Cênicas e do Observatório do Itaú Cultural, com a colaboração da historiadora Ermínia Silva, autora do livro “Circo-teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”. Uma cenografia inspirada em uma lona de circo conduz o visitante ao universo do artista homenageado. O período expositivo vai até 27 de fevereiro, de terça a domingo, Das 11h às 19h, na avenida Paulista, 149. Entrada gratuita.

Ouça entrevista com Carlos Gomes, coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural:

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.