Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Alvin Lucier

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Um dos gigantes da música experimental americana, que explorou a natureza física do som e criou instalações sonoras. Assim o The New York Times referiu-se a Alvin Lucier ao noticiar a morte do compositor norte-americano na última quarta (01). “Sua música estava enraizada na física do som e poderia produzir resultados imprevisíveis, como uma música dos Beatles emanando de um bule de chá”, destaca o jornal.

Para homenagear Alvin Lucier, João Marcos Coelho selecionou justamente Nothing is real (Strawberry fields). Nesta peça de 1990 o compositor parte de uma canção dos Beatles entranhada no nosso subconsciente, explica o crítico musical: “tudo está sendo gravado e eletronicamente manipulado. Na segunda parte da peça o pianista levanta-se e pega um bule de porcelana – dentro dele está um dispositivo de reprodução sonora em miniatura que gravou a primeira parte. Abrindo e fechando a tampa do bule, restos da melodia reaparecem e desaparecem”.

João Marcos Coelho também comenta a importância de Alvin Lucier para a vanguarda dos Estados Unidos e estabelece ligações com o brasileiro Gilberto Mendes, com quem o americano tinha profundas afinidades.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

Veja o vídeo da performance do pianista Daniel Añez em Nothing is real (Strawberry fields):