Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Protestos Indígenas

Na coluna de Leão Serva desta semana, o diretor de Jornalismo da TV Cultura aborda as falas sobre a ditadura militar, o golpe de estado e o aumento da inflação, repercutidas recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro em seus pronunciamentos.

Para Serva, além dos ataques a democracia feitos por Bolsonaro, os indígenas também estão sofrendo com o atual descaso dos seus direitos conquistados anos atrás com muito esforço. Ele destaca ainda que os direitos dos índios começaram a ser atacados na década de 1960, durante o governo militar.

Diante disso, o diretor de Jornalismo apontou que um grande movimento indígena começou a tomar força na época da ditadura, fazendo o último presidente ditador militar, general João Figueiredo, recuar suas intenções de alterar os direitos conquistados pelos povos indígenas.

Os mesmos direitos adquiridos na época da ditadura, são semelhantes aos que estão na constituição de 1988, validos até os dias atuais. E por mais que os índios possam usufruir do que foi conquistado pelas suas gerações passadas, Serva aponta que Bolsonaro quer atacá-los o tempo todo.

Em busca da tentativa de barrar as últimas atrocidades ocorridas com os povos indígenas, Serva finalizou explicando que o Tribunal Permanente dos Povos (TPP), sediado na Itália, se reunirá na próxima semana em uma ação conjunta entre São Paulo e Roma, para julgar as acusações de crimes contra os direitos humanos dos índios brasileiros praticados durante o governo Bolsonaro.

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça, MTB 25.380/SP.