Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Capa do disco
Capa do disco Oriente-se, Ocidente

Ouça a entrevista completa com Toninho Carrasqueira:


“Oriente-se, Ocidente”, novo álbum de Toninho Carrasqueira, foi concebido para ilustrar os procedimentos criativos propostos na sua tese de doutoramento na Universidade de São Paulo – e que resultou no livro “Divertimentos-Descobertas – Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical” – lançado pela Edusp em 2017. Ao todo são 31 faixas, passeando por paisagens modais, tonais e atonais.

O álbum conta com a participação de nomes como a pianista Heloisa Fernandes, o acordeonista Gabriel Levy, o percussionista Luiz Bastos e o violonista Guilherme Sparrapan. Eles são co-autores das músicas em que participam, já que criaram os arranjos para seus instrumentos.

Sobre o título do novo trabalho, Carrasqueira observa que o objetivo é despertar o olhar para valores humanitários e de união com o Planeta e ampliar nossa forma de perceber o mundo. “O Oriente e o Ocidente são dois lados da mesma moeda, da mesma humanidade, do mesmo planeta. Mas o Ocidente perdeu muitos valores (...) que os indígenas nunca perderam: a noção de que ‘somos todos um’ com a natureza, os animais e os vegetais”.

“Oriente-se, Ocidente” está disponível nas plataformas digitais e no site do selo Lami.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 10h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.