Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Paulo Castagna
Foto: Paulo Castagna Hino da Abolição - Capa de João Pedro Gomes Cardim (1881) na Seção A

Ouça a entrevista com o professor e pesquisador Paulo Catagna! 


O acervo do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo deve estar inventariado e digitalizado até 2025, estima a equipe do professor e pesquisador Paulo Augusto Castagna, do Instituto de Artes da Unesp. Ele é o responsável pelo projeto de organização de mais 30 mil itens que compõem o acervo da antiga escola, com o apoio da FAPESP - a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Inaugurado em 1906, o Conservatório foi a primeira instituição de ensino musical do estado de São Paulo e uma das primeiras do país. Esteve ativo por mais de 100 anos e deixou uma coleção musicográfica de utilidade pública e oficializada como patrimônio da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O acervo abriga impressos e manuscritos musicais, obras para piano compostas por autores europeus, partituras de óperas inéditas, peças para orquestra e banda e peças solo para instrumentos como violão, cavaquinho e bandolim. Também há documentos administrativos e informações sobre ex-alunos e professores.

Pelas salas de aula do Conservatório Dramático e Musical passaram nomes como o compositor Francisco Mignone, a musicóloga Oneyda Alvarenga e o escritor Mário de Andrade. A instituição encerrou as atividades em 2009, e o prédio, na avenida São João, foi integrado à Praça das Artes, onde hoje funciona a Sala do Conservatório – sede do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.