Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Filme "Cidadão Kane" (1941), um dos clássicos do cinema que compõem a mostra.

Ouça a entrevista com o curador Paulo Costa!


Filmes que abordam meios de comunicação desde antes da difusão do livro impresso podem ser vistos na mostra “CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg”. A seleção reúne clássicos como “Cidadão Kane”, obra-prima de Orson Welles, sobre a vida do magnata da mídia Charles Foster Kane, e “Chatô, o rei do Brasil”, abordando a história do império de comunicações criado por Assis Chateaubriand. Outro título é “Rede de intrigas”, filme que explora os bastidores da indústria da televisão e o poder da mídia sobre a opinião pública. A interferência das redes sociais no comportamento humano está representada no título “O dilema das redes”, de Jeff Orlowski-Yang. Segundo o curador Paulo Costa, a ideia é reunir produções que de alguma maneira acompanham a evolução e a transformação dos meios de comunicação.

A mostra é associada à exposição “A palavra impressa, 1492-1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin”, em cartaz até 12 de novembro. A programação de filmes vai até 22 de outubro em três salas de cinema, numa parceria da Casa Museu Ema Klabin com o Cine Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo. Toda a programação é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.