Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ronaldo Gutierrez
Foto: Ronaldo Gutierrez Zécarlos Machado em cena de Papa Highirte

Ouça a entrevista com o ator Zécarlos Machado!


O ator Zécarlos Machado celebra 50 anos de carreira interpretando um ditador populista que deseja voltar ao poder em um fictício país sul-americano. Ele é “Papa Highirte” em montagem do Grupo Tapa a partir de texto de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha. O espetáculo estreou em 2022, com direção de Eduardo Tolentino de Araújo, e cumpre nova temporada no Teatro Aliança Francesa até 1 de outubro.

“Papa Highirte” é o terceiro texto de Vianinha encenado por Zécarlos Machado e uma das várias participações do ator com o Tapa. A ligação com o grupo teve início em 1987, com a montagem de “Uma peça por outra”, do francês Jean Tardieu. Depois vieram “Senhor de Porqueiral”, de Moliére, “As raposas do café”, de Antônio Bivar e Celso Luiz Paulini, “Vestido de noiva”, de Nelson Rodrigues, entre várias outras montagens.

O personagem atual é uma alusão ao ditador François Duvalier, conhecido como Papa Doc, que governou o Haiti entre 1957 e 1971. Para Zécarlos Machado, o autor do texto é um dos escritores fundamentais sobre a construção do pensamento brasileiro e latino-americano. “É uma honra estar sendo conduzido pelos deuses do teatro para essa obra do Vianinha”.

O espetáculo tem sessões de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos às 18h, no Teatro Aliança Francesa|: Rua General Jardim, 182.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.