Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Chris Couto e Sérgio Mastropasqua

Ouça a entrevista com Sérgio Mastropasqua! 


A peça Macbeth, um texto clássico de William Shakespeare, ganha adaptação para a linguagem de cordel em montagem do Círculo de Atores. O espetáculo está em temporada no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, na zona norte de São Paulo. A versão é dos autores cariocas Lafayette Galvão e Gilberto Loureiro, com texto final de Sérgio Mastropasqua e Thiago Ledier, também responsável pela direção da montagem.

Macbeth é uma peça conhecida como “a tragédia da ambição desmedida”, cheia de assassinatos, loucura e paranoia. Já ganhou várias adaptações no cinema e no teatro e segue inspirando dramaturgos, diretores e atores. É o caso de Sérgio Mastropasqua, protagonista da encenação ao lado de nomes como Chis Couto (Lady Macbeth), Eduardo Silva e Renato Caldas.

A tragédia escrita entre 1603 e 1606 começa com o regresso do nobre Macbeth, após a vitória de seu exército numa guerra civil. No meio do caminho, três bruxas o abordam e profetizam que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para a esposa, os dois planejam o assassinato do rei Duncan, primo de Macbeth, para usurpar a coroa. Segundo Sérgio Mastropasqua, a linguagem do cordel confere clareza à trama, enquanto explicita também as imagens relacionadas ao tema, “dando protagonismo ao texto por meio de suas cadências”.

Macbeth tem sessões de quinta a sábado, às 20h30, e aos domingos às 19h. A entrada é gratuita, e o endereço do Teatro Alfredo Mesquita é Avenida Santos Dumont, 1770.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.