Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Eduardo Anizelli
Foto: Eduardo Anizelli Marcos Nanini

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (22), Atílio Bari analisa a nova peça do dramaturgo e encenador Gerald Thomas em parceria com o ator Marco Nanini, ‘Traidor’. O espetáculo é um delírio psicológico de um ator acreditando e vivendo a soma de todos os personagens da história do teatro. Durante a apresentação, a plateia, hipnotizada pela cenografia, pela música e pela iluminação, busca descobrir quem é o “traidor” no final das contas.

Atílio ainda fala sobre todo o fazer teatral ao longo do tempo, passando principalmente pela carreira de Nanini: “a gente se emociona, sim, com o Nanini, gigante na sua perplexidade, dono absoluto da cena, joga as cartas que a dramaturgia do Gerald propõe, embaralha, corta, ilude e diverte o espectador com seu discurso anárquico, cáustico. Aquela dramaturgia fragmentada, em que o Gerald aborda assuntos aleatórios, numa espécie de caleidoscópio. ”

O colunista também destaca a peça ‘Um circo de rins e fígados’, a primeira produção da parceria Gerald e Nanini: “naquela época, Gerald dizia que ‘o Brasil é um enorme problema, mas pelo menos é um problema delicioso’. Dezoito anos se passaram e o Brasil continua sendo um problema, e talvez menos delicioso do que naquele tempo. O mundo é um problema, a vida é um problema. Tudo é confuso, contraditório. Absurdo e encantador, enfurecedor e apaixonante.”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC