Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Capa da edição de "Frankenstein", do Clube de Literatura Clássica

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (29), Atílio Bari repercute uma das maiores polêmicas de 2023: a utilização da inteligência artificial no campo artístico. Ao utilizar um robô para criar imagens e obras, até onde o artista é realmente o autor? Sendo aperfeiçoada pelos comandos e escolhas do ser humano, a arte feita pela máquina pode ser comparada àquela realizada à mão com tintas e pincéis?

Atílio também explica como a edição da imagem era possível antes mesmo da criação da foto digital: “Eis que então, durante o processo de revelação, era usado um pincelzinho fino para fazer cuidadosas correções nos próprios negativos. Manchas de pele, rugas e verrugas eram apagadas, olheiras eram eliminadas, de modo que as pessoas apareciam em seus documentos com os rostos que elas gostariam de ter. Aí veio a foto digital, veio o Photoshop e tudo mudou”.

O colunista ainda cita um episódio recente em que a discussão sobre a inteligência artificial nas artes ficou em evidência: “Na edição deste ano do tradicional Prêmio Jabuti de Literatura, um dos finalistas da categoria de “ilustração” era uma nova edição de Frankenstein, que acabou sendo eliminado porque descobriu-se que o concorrente havia utilizado um software de inteligência artificial para produzir as suas ilustrações o que, é bom que se diga, o próprio concorrente deixou claro nos créditos do seu trabalho. Ou seja, não houve má fé.”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC