Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (06), Atílio Bari fala sobre a polêmica participação da empresa Braskem na Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima, a Cop-28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A companhia é a responsável pela mina de extração de sal-gema, que está prestes a afundar na cidade de Maceió (AL). Cinco bairros estão sendo atingidos pela catástrofe e, alguns deles, já são verdadeiros desertos, alerta Atílio Bari.

O colunista denuncia o pouco caso que as autoridades e a mídia demonstraram quando foram alertadas sobre rachaduras e tremores na terra: “Pois é, a cidade está colapsando. Mas como? Assim, de repente, de uma hora pra outra? Não! Há mais de cinco anos começaram as rachaduras, as fendas nas ruas, erosões, tremores de terra, mas quem ligou pra isso? A prefeitura? O governo do estado? A imprensa? A bancada de ilustres deputados e senadores de Alagoas? A empresa? Essa menos ainda.“

Ele ainda cita o episódio do rompimento das barragens em Mariana e em Brumadinho, quando toneladas de lama destruíram ambas as cidades: “Mas a Vale tem todo um discurso bonito, de transição energética, preservação do planeta e outros temas da moda. Evidentemente, não vão mencionar as populações de Mariana e Brumadinho, aquela gente que foi soterrada sob toneladas de lama há quase oito anos. Boa parte dessas pessoas, as que sobreviveram, claro, ainda não receberam suas indenizações.”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC