Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Thiago de La Rosa
Foto: Thiago de La Rosa Teatro Aliança Francesa

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (13), Atílio Bari fala sobre o fim de um dos espaços mais queridos e reverenciados pela classe artística de São Paulo: o Teatro Aliança Francesa. Após mais de 60 anos de atuação na cidade, ele fechou as portas no início de dezembro, junto com a unidade de ensino da Aliança Francesa no mesmo endereço, na Rua General Jardim. A instituição mantedora alega dificuldades financeiras, principalmente durante a pandemia, com a redução significativa do número de alunos presenciais.

O desinteresse das novas gerações pelo idioma francês coincide com a perda da relevância da França no cenário global, opina Atílio Bari, sendo substituída pela China e pelos Estados Unidos: “Afinal, é a língua inglesa e a cultura norte-americana que predominam em todas as áreas – no mundo corporativo, na música, no cinema, na internet, e mesmo nas relações diplomáticas. E lembrei que num filmezinho desses da sessão da tarde na TV, alguém aconselhou a um jovem a estudar inglês e chinês. Talvez tenha razão”.

O colunista ainda cita diversos nomes históricos da cultura francesa, que influenciaram o teatro, a música e a literatura: “Dramaturgos como Moliére, com suas comédias, Corneille com suas tragédias, Ionesco com seu teatro do absurdo, o controverso Jean Genet, Jean Paul Sartre e seu existencialismo. Na literatura a relação é ainda maior: Julio Verne, Simone de Beauvoir, Albert Camus, Guy de Maupassant, Antoine de Saint Exupéry e seu Pequeno Príncipe”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC