Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: BNDigital
Foto: BNDigital Assis Valente

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (20), Atílio Bari fala sobre o compositor e ilustrador Assis Valente, conhecido por compor diversos sucessos para Carmen Miranda, além da canção "Brasil Pandeiro", gravada pelo grupo Anjos do Inferno e pelos Novos Baianos. Também compôs temas natalinos e para festas juninas. Mas era, ao mesmo tempo, festivo e angustiado, destaca o colunista. Assis Valente ouvia suas composições sendo tocadas e cantadas pelo lado de fora dos clubes, onde não podia entrar por causa da cor. “Ele é, até hoje, um legítimo representante da população negra que ainda luta para mostrar o seu valor”.

Atílio relata ainda a vida dupla de Assis, que escancara ainda mais a dualidade do artista: “De dia era protético, casado, pai de uma menina, mas à noite boêmio, frequentador das bandas mais podres do Rio de Janeiro, flertava com a marginalidade e, dizem alguns pesquisadores, também com a homossexualidade. Costumava vestir uma camisa listrada e saia pelas ruas”.

Por fim, o colunista nos conta sobre a morte de Assis, que, após duas tentativas frustradas de acabar com a própria vida, se suicidou no Distrito Federal: “Numa certa tarde ele liga para o escritório de Direitos Autorais, para saber se havia algum dinheiro a receber. Não havia. Ele então senta-se no banco de uma praça e bebe uma mistura de guaraná com formicida, que ele mesmo havia preparado”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC