Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação "O Palhaço", 2017, do artista Marcelo Cipis

Ouça a entrevista com Renato De Cara! 


O Paço das Artes inaugura nesta sexta (02) a exposição “E o palhaço, quem é!?”, reunindo obras de mais de 30 artistas. São imagens icônicas de palhaços reproduzidas em pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos, ilustrações e outras mídias. A mostra abre o calendário 2024 do Paço das Artes e tem curadoria de Renato De Cara, que pesquisou o tema em acervos históricos e contemporâneos, como o Centro de Memória do Circo, em São Paulo.

A figura de rosto pintado, com o clássico nariz vermelho, peruca, roupa colorida e sapatos exagerados está presente nas festas de aniversário, no teatro, no cinema, no circo e nas ruas de qualquer grande cidade. Faz parte do imaginário de crianças e adultos, que vão do riso ao choro, da alegria ao medo. Essas imagens icônicas de palhaços atualizam o tema e questionam a empatia e outros valores, pontua Renato De Cara. “O palhaço representa todos nós, representa a alegria, a provocação, a coragem de enfrentar o ridículo e os nossos defeitos”, afirma o curador.

“E o palhaço, quem é!?”, fica em cartaz até 31 de março, com visitação de terça a domingo, no Paço das Artes: Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis. Entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play