Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Marília Vargas

Ouça a entrevista com Marília Vargas!  


A Cultura FM estreia neste domingo (03), às 14h, a série em cinco programas “Mater Musica – Mulheres na Música”, sob o comando da cantora e professora Marília Vargas.

A série tem origem no projeto “Mulheres na Música”, contemplado em edital de circulação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. E inclui obras de compositoras que precisaram lutar para exercer a profissão, vencendo obstáculos sociais e estruturais. Dentre elas estão a monja beneditina Hildegard Von Bingen (1098 -1179), a italiana Francesca Caccini (1587-1637), a francesa Nádia Boulanger (1887-1979) e a brasileira Babi de Oliveira (1908-1993), que teve a peça “Caboclo do Rio” gravada pelo cantor americano Nat King Cole.

Durante as pesquisas para a série na Cultura FM, Marília Vargas também descobriu a obra da compositora, poeta e escritora Kassia, ou Santa Casiana (810-867). Ela dedicou a vida à oração e à criação de músicas e poemas religiosos na época do Império Bizantino.

“Mater Musica” estreia no ano em que Marília Vargas completa 35 anos de carreira e 20 de ensino musical. A soprano paranaense é professora de Canto Erudito e Barroco na Escola de Música do Estado de São Paulo, preparadora vocal do Coral Jovem do Estado, professora de Canto Lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo, preparadora vocal do Coral Jovem Heliópolis, e professora convidada da Academia e Coral Juvenil do Neoijbá, em Salvador.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.