Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Osmar Prado e Maurício Machado

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (06), Atílio Bari destaca a nova peça do ator Osmar Prado: ‘’O Veneno do Teatro’’, em cartaz no Sesc Santana, de quinta a domingo até 24 de março, sempre às 20h. O espetáculo se passa no início do século XX e nos apresenta o encontro entre um ator arrogante e um Marquês com o objetivo de lançar uma peça sobre a morte do filósofo grego Sócrates.

Porém, para tornar o espetáculo ainda mais verdadeiro, o Marquês deseja que o protagonista realmente vivencie a morte: “Em nome de uma veracidade cênica que o Marquês exige, o ator deverá experimentar a agonia do momento do óbito do filósofo, ou seja, deverá experimentar verdadeiramente a sensação da chegada da morte para poder representá-la com exatidão”.

O colunista ainda relaciona a apresentação com o ditador espanhol Francisco Franco, cujo reinado foi marcado pela repressão brutal: “Algo de Franco está nesse Marquês da peça: o poder, o dinheiro, a prepotência, a arrogância de se apresentar como um dramaturgo incomum, que se julga no direito de exigir o supremo sacrifício do ator para atingir o que o nobre chama de “a verdade absoluta”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis