Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto do Livro "Tia Amélia"

Ouça a entrevista com Jeanne de Castro! 


A pernambucana Amélia Brandão Nery (1897-1983) inventou uma viuvez, aos 25 anos, para não receber o rótulo de “mulher separada”, um estigma nas primeiras décadas do século XX. Foi quando ela deixou Jaboatão dos Guararapes (PE), com os três filhos, para seguir carreira artística em Recife, a capital do estado. Esta é uma das histórias relatadas pela jornalista e produtora cultural Jeanne de Castro na biografia “Tia Amélia – o piano e a vida incrível da compositora”. A autora do título inédito pesquisou os grandes feitos da pernambucana para driblar o patriarcado e o etarismo e poder dedicar-se ao piano e à música.

Famosa nos anos 1950 e 1960, quando adotou o nome artístico “Tia Amélia”, a compositora é da mesma linhagem de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Gravou discos premiados, atuou em emissoras de rádio, realizou turnês pela América Latina com a filha Silene Nery e apresentou programas de TV semanais no Rio de Janeiro.

Para compor a biografia, Jeanne de Castro pesquisou acervos de veículos de imprensa e entrevistou nomes como Júlio Medaglia, Egberto Gismonti, Angela Ro Ro, Paulinho da Viola, Gilson Peranzzetta e Izaías Bueno de Almeida. Contemplado em primeiro lugar pelo #ProAC22, na categoria Literatura Não Ficção, o projeto ganhou força após o lançamento do álbum “Tia Amélia para Sempre” (Selo Sesc 2020). Jeanne de Castro produziu o disco em que o pianista Hércules Gomes transcreveu e arranjou 35 partituras do legado de Tia Amélia.

O lançamento do livro publicado pela Editora Tipografia Musical acontece nesta sexta (08), às 19h30, na Biblioteca Mário de Andrade. Antes, às 19h, Hercules Gomes faz recital com obras do álbum “Tia Amélia para Sempre”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.