Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução "As Duas Fridas" (1939)

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (13), Atílio Bari conta a história de uma das maiores e mais importantes artistas de todos os tempos: Frida Kahlo. Sendo considerada um ícone do movimento feminista e da comunidade LGBTQIA+, ela marcou a história da arte com autorretratos e pinturas inspiradas na natureza de sua terra natal. O colunista ressalta a vida difícil da pintora, que sofreu três abortos, um grave acidente de ônibus e foi traída três vezes.

Atílio destaca duas peças que contam a trajetória da mexicana, incluindo “Frida Kahlo, a Deusa Tehuana” em cartaz no Teatro Itália Bandeirantes até 26 de abril: “A atriz Rose Germano focaliza a artista num momento em que ela contraria as tendências europeias de moda e passa a trajar apenas roupas típicas da região de Tehuantepec no México, local onde as mulheres indígenas dominaram o mercado e lutaram pela igualdade de direitos”.

Além disso, o espetáculo “Frida Kahlo, Viva La Vida” está em cartaz no Sesc Guarulhos nos dias 15 e 16 de março: “Nessa montagem, dirigida por Cacá Rosset e protagonizada por Christiane Tricerri, a pintora surge na cozinha da sua casa, em pleno dia dos mortos, à espera dos seus convidados: Diego Rivera (com o qual foi casada), Trotsky (com quem ela manteve um relacionamento amoroso), Rockfeller e outras personalidades da época”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC