Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Karime Xavier
Foto: Karime Xavier Carmen Giannattasio, como Madame Butterfly, com seu filho, e Ana Lucia Benedetti, a personagem Suzuki

Ouça a entrevista com Livia Sabag! 


A ópera em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica, pode ser vista nesta quarta (20) e nos dias 22 e 23 de março no Theatro Municipal de São Paulo. São as últimas récitas da montagem dirigida por Lívia Sabag, que estreou no Teatro Colón, em Buenos Aires, em novembro de 2023. “Madama Butterfly” marcou a estreia internacional da encenadora brasileira. O título também já foi encenado por ela há 10 anos, em Belo Horizonte.

Para a montagem no Teatro Colón – a mesma em cartaz no Municipal – Sabag optou por uma leitura que ressalta a posição de vulnerabilidade da protagonista Cio-cio-san. Segundo ela, a origem da tragédia da personagem está na morte do pai, que se suicida para preservar a honra, mas mergulha a família em um futuro de pobreza, levando Butterfly a se tornar geisha. A diretora também explora desde o início da trama a “tragédia anunciada”, expondo ao público a situação de risco em que se encontra a protagonista: o declínio social e o machismo imposto pelas culturas japonesa e americana. O cenário de Nicolàs Boni é árido e seco, com uma casinha simples no estilo das casas do povo japonesas, marcando aspectos socioculturais e o crescimento sofrimento da protagonista.

Os maestros Roberto Minczuk e Alessandro Sangiorgi regem a Orquestra Sinfônica Musical; Maíra Ferreira rege o Coral Paulistano; e as cantoras Carmen Giannattasio e Eiko Senda revezam-se no papel de Cio-cio-san.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.