Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Leo Neves
Foto: Leo Neves Alexandre Guerra

Ouça a entrevista com Alexandre Guerra! 


Estreia neste domingo (07), às 14h, na Cultura FM, a série em quatro episódios “Villa-Lobos em Paris”, com roteiro e apresentação do compositor Alexandre Guerra. A série é uma versão radiofônica do documentário de mesmo título, lançado em 2023 para celebrar o centenário da primeira viagem de Heitor Villa-Lobos à capital Francesa. Guerra foi o responsável pela idealização, roteiro e pesquisa do filme, dirigido por Marcelo Machado. Agora ele amplia o tema na Cultura FM em quatro horas de programação divididas em quatro episódios.

Villa-Lobos chegou a Paris em plenos “anos loucos”, na década de 1920, época em que a cena artística efervescia na capital francesa. Foi um período determinante para a identidade musical do maior compositor brasileiro, pontua Alexandre Guerra. As ousadias musicais do maestro agradavam aos modernistas naquele início de 1920, mas inquietavam seus opositores. A aceitação da obra do compositor não era um consenso, embora ele fosse admirado e incentivado por seus contemporâneos. Vaiado na Semana de Arte Moderna de 1922, o brasileiro decide passar uma temporada na “cidade-luz”. Villa se confronta com sua identidade, e busca em suas raízes novos rumos para sua obra.

A série em quatro episódios na Cultura FM traz à tona memórias de encontros de Villa-Lobos com nomes como Jean Cocteau, Andres Segovia e Arthur Rubinstein. Em um dos programas, Alexandre Guerra conta como foi a recepção em Paris, os primeiros concertos na cidade, os preparativos para a viagem e o projeto para enviar Villa-Lobos à Europa. A volta ao Brasil, em 1924, o retorno a Paris em 1927 e o reconhecimento do público e da crítica parisiense também são abordados na nova série.

O primeiro episódio aborda a iniciação musical do compositor, suas influências, o contato com os chorões e a escolha para representar a música na Semana de 22. É o Villa antes de Paris.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.