Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Pablo Cykman
Foto: Pablo Cykman Tom Cykman e Félix Júnior

Ouça a reportagem com os músicos Tom Cykman e Félix Júnior! 


“Pixinguinha é o passado e o futuro do choro”, afirma o guitarrista Tom Cykman ao comentar a importância do compositor para músicos que, como ele, bebem dessa fonte enquanto adicionam ao gênero pitadas de inovação. Respeitar a tradição do choro em releituras contemporâneas é a proposta do álbum “Chorando em Frente”, parceria de Cykman com o violonista, compositor e arranjador Félix Júnior. O disco acaba de ser lançado e está disponível nas plataformas digitais, assim como vídeos de gravações.

“Chorando em Frente” abre com “Chorinho de Gafieira”, de Astor Silva, e inclui outros grandes clássicos de Pixinguinha, K-Ximbinho e Jacob do Bandolim. A dupla reverencia a tradição do choro, mas acrescenta um frescor, com liberdade e improvisação. A ideia é mostrar que esse Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pode ter leituras contemporâneas e para o futuro.

Nascido em São Paulo e criado em Florianópolis - Santa Catarina - Tom Cykman fez turnês na Argentina, Portugal e Israel. Também atua como professor, e realizou uma série de oficinas sobre a presença da guitarra nas rodas de choro. Félix Júnior nasceu em São Paulo, cresceu em Pirapora – Minas Gerais – e atualmente vive em Brasília, onde leciona na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, a primeira do país voltada ao ensino do gênero musical. Compositor e arranjador, é apontado como revelação do violão de sete cordas. Já tocou com mestres como Turíbio Santos, Dominguinhos, Yamandú Costa, Cristóvão Bastos e Roberto Menescal.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.