Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Gab Lara
Foto: Gab Lara Kiko Mascarenhas

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (22), Atílio Bari comenta o espetáculo “Todas as coisas maravilhosas”, com direção de Fernando Philbert e atuação de Kiko Mascarenhas. O texto, dos ingleses Duncan McMillan e Joe Donahue, discorre sobre o significado da vida e a redescoberta de tantas coisas a que não damos atenção, mas que constituem verdadeiros prazeres da nossa existência. A montagem está em cartaz no Tucarena, na rua Monte Alegre, de sexta a domingo, e a temporada termina em 30 de junho.

Atílio começa citando o antigo programa Provocações, comandado pelo diretor teatral Antônio Abujamra (1932-2015): “Durante muitos anos, o genial dramaturgo encerrava a atração, que ele manteve na TV Cultura por mais de uma década, com uma pergunta que se tornou clássica na voz dele: O que é a vida? Muitos dos seus entrevistados tinham dificuldade de responder a essa pergunta, que o Abujamra dizia ser muito simples”.

Além disso, o colunista cita o significado da vida para diversos escritores, poetas, dramaturgos e compositores que se debruçaram sobre esse tema: “Lya Luft, por exemplo, escreveu que ‘a vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida’. Mas para o atormentado Hamlet, o perplexo príncipe de Shakespeare, a vida é uma enorme prisão, repleta de celas, de solitárias e masmorras. Hamlet tinha lá as suas razões para todo esse pessimismo, cercado que estava de conflitos familiares, mortes, disputas de poder, etc.”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC