Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Heritage Images
Foto: Heritage Images Henrik Ibsen


Na coluna desta quarta-feira (03), Atílio Bari comenta a vida e a obra de Henrik Ibsen, considerado o criador do teatro realista moderno. Nascido numa pequena comuna da Noruega, o dramaturgo não teve uma infância fácil, mas conseguiu se desenvolver nas artes e se envolveu na escrita, produção e direção de mais de 150 peças. Controverso e vanguardista, Ibsen é autor de textos que continuam nos surpreendendo com a sua assustadora atualidade.

Atílio cita alguns dos mais relevantes espetáculos de Ibsen, incluindo Casa de Bonecas, contando com uma das personagens mais marcantes da sua obra: “Nora, que é tratada pelo marido como uma mulher frívola e inocente, ao se sentir inferiorizada na família e na sociedade, abandona a casa, o marido, os filhos. Larga tudo e vai viver a sua vida de outra forma, em outro lugar. O autor faz aflorar o tema do feminismo, uma palavra que nem existia na época”.

Por fim, o colunista cita a peça Hedda Gabler, que está em cartaz no auditório do Masp, de sexta a domingo: “Acabou de estrear em São Paulo um dos textos desse polêmico autor, numa montagem dirigida brilhantemente por Clara Carvalho. Hedda, a personagem título, é outra figura feminina fascinante do teatro, (...) talvez a mais complexa de toda a obra de Ibsen, um papel dos mais desafiadores para uma atriz”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC