Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Fernando Sant'Ana e Luiza Ananias | Cia.BR116 – Teatrofilme
Fernando Sant'Ana e Luiza Ananias | Cia.BR116 – Teatrofilme Petra, peça em cartaz com atuação de Bete Coelho, como Petra, e Luiza Curvo, Karin

Ouça agora a coluna Atílio Bari desta quarta-feira na íntegra!


Na coluna desta quarta-feira (31), Atílio Bari explica o poder da paixão nos clássicos, especificamente nas obras de Rainer Werner Fassbinder (1945-1982), dramaturgo e cineasta alemão que utilizou a narrativa apaixonada em diferentes contextos, tendo uma de suas obras, “Petra”, encenada em temporada em São Paulo.

Atílio inicia falando sobre a potência inesgotável da paixão, tema que apesar de muito presente em romances, filmes, peças teatrais e até em análises com psicólogos, é sempre passível de uma nova interpretação, um novo olhar.

O colunista cita algumas obras de Fassbinder que exploram de maneira intensa o desejo, a dominação e as vulnerabilidades presentes no universo da paixão. O premiado artista, com mais de 40 filmes, tem entre seus sucessos os clássicos “O Casamento de Maria Braun” e “Eu Só Quero Que Vocês me Amem”.

Por fim, Bari descreve a história de “Petra”, inspirada na obra mais famosa do cineasta, “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, que se tornou espetáculo, dirigido por Bete coelho e Gabriel Fernandes. “Petra vive os seus segredos, as suas manias e os seus desejos reprimidos [...] Na obra, Fassbinder nos coloca diante da relação de amor de uma mulher por outra, o que causou um certo escândalo em 1971”. O espetáculo está em cartaz até agosto (7) no Teatro Cacilda Becker.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC