Ouça a entrevista completa com Raphael Dias, um dos curadores do 'World Press Photo'!
A Caixa Cultural expõe uma seleção de imagens premiadas na edição 2024 do concurso World Press Photo, que escolhe os melhores trabalhos em fotojornalismo e fotografia documental. A exposição já passou por 60 cidades em países como Holanda, Inglaterra, Austrália e México. Antes de chegar a São Paulo esteve em cartaz na Caixa Cultural no Rio de Janeiro, e ainda segue para Berlim, Roma e Hong Kong. Entre os trabalhos premiados estão fotografias sobre as consequências das guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia, além de temas como migração, relações familiares e meio ambiente.
Pela primeira vez há quatro brasileiros entre os ganhadores do World Press Photo: Lalo de Almeida, com o trabalho “Seca na Amazônia”, Felipe Dana e Renata Brito com o ensaio “À Deriva”, e ainda uma menção honrosa para Gabriela Biló sobre a insurreição no 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Ao todo estão expostas 129 fotografias selecionadas entre mais de 60 mil inscrições de fotógrafos de 130 países. A “imagem do ano”, de Mohammed Salem (Agência Reuters), retrata uma mulher palestina abraçando o corpo da sobrinha morta. Simboliza as 33 mil pessoas mortas na Palestina, o custo do conflito e a futilidade das guerras. Segundo Raphael Dias e Silva, um dos curadores do World Press Photo, os trabalhos premiados documentam algumas das questões mais urgentes enfrentadas no mundo hoje, desde conflitos devastadores e agitações políticas até a crise climática e o trânsito seguro de migrantes. “Ao reunir essas importantes histórias, a mostra incentiva uma compreensão maior e uma consciência dos eventos atuais, além de servir como um lembrete da necessidade da liberdade de imprensa em todos os cantos do mundo”.
A exposição está em cartaz até 10 de novembro, de terça a domingo, na Caixa Cultural São Paulo: Praça da Sé, 111. Entrada franca.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS