Ouça na íntegra o Destaque Latino desta semana!
Nesta semana (terça-feira, dia 15), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre o livro “Tempos Ásperos”, lançado em 2019 pelo ganhador do Nobel de Literatura, o peruano Mario Vargas Llosa. “Tempos Ásperos” é uma fábula que mistura realidade e ficção para tratar do jogo político entre forças opostas em busca do poder. O cenário é a Guatemala dos anos 1950, em pleno regime da Guerra Fria.
Progressistas, subversivos e ditadores de farda se juntam nessa espécie de gincana desenfreada atrás do posto mais alto do comando do país da América Central. “Tempos Ásperos”, o título do romance de Vargas Llosa, pode sugerir um certo ar de tragédia aos fatos narrados, mas, olhando bem, o ritmo das ações é tão acelerado – a cada página virada uma nova personagem se arma de estratégias para derrubar um antigo aliado – que tudo se torna engraçado, tragicômico feito uma peça shakespeariana.
Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, Peru, no ano de 1936, e é autor de uma extensa obra literária. Além do Nobel de literatura, foi vencedor dos prêmios Cervantes e Príncipe de Astúrias.
O quadro encerra com a música “Maria Landó”, composição do poeta César Calvo e da cantora e compositora Chabuca Gandra. Interpretação do conjunto “Café Mestiço”.
“Tempos Ásperos”, de Mario Vargas Llosa, é um livro editado pela Alfaguara, com tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS