Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jamil Kubruk
Foto: Jamil Kubruk “Gala Dalí”, com Mara Carvalho, fica em cartaz até 31 de julho no Mi Teatro

Ouça a coluna na íntegra!



Na coluna desta quarta-feira (18), Atílio Bari comenta o espetáculo “Gala Dalí”, em cartaz no Mi Teatro, inspirado na vida da esposa do surrealista Salvador Dalí. Elena Diakonova, a Gala, foi uma mulher à frente de seu tempo: ousada, liberal e determinada. À época em que se casou com o artista espanhol era separada e 10 anos mais velha. A russa foi responsável por dar um novo rumo à vida e à arte de Dalí.

Atílio destaca as contribuições de Gala para a trajetória do pintor: “Gala foi sua musa, conselheira, administradora, divulgadora, agente. Promoveu exposições das obras de Dalí, defendia Dalí como sendo o mais surrealista dos surrealistas, estimulava-o a pintar, redirecionava o foco do pintor para obras cada vez mais surpreendentes, defendia-o das incompreensões dos conservadores, posou para ele em muitas e muitas ocasiões, tornou-o multimilionário, mas mais do que tudo isso, ela foi a companheira inseparável, o colo onde Dalí desfiava as suas mágoas e as suas inseguranças”.

O colunista fala sobre o impacto que a morte de Gala, aos 89 anos, teve na vida do marido: “Pouco antes de morrer, ele escreveria: “Gala foi a fada boa do meu equilíbrio, que baniu as salamandras das minhas dúvidas e fortaleceu os leões das certezas. Gala trouxe-me, no verdadeiro sentido da palavra, a ordem que faltava à minha vida. Eu existia apenas num saco cheio de buracos, mole e delicado, sempre à procura de uma muleta. Ao juntar-me a Gala, encontrei a minha coluna vertebral e, ao fazer amor com ela, preenchi a minha pele”.


Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.

*Estagiária sob supervisão de Cirley Ribeiro. MTB 832/SC