Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução “Flávio império – Tens a Vontade e Ela é Livre” fica em cartaz na Estação Pinacoteca até fevereiro

Ouça a coluna de hoje!



Na coluna desta quarta-feira (23), Atílio Bari nos leva à exposição “Tens a Vontade e Ela é Livre”, em cartaz até fevereiro na Estação Pinacoteca. A mostra resgata a obra do artista plástico Flávio Império, que também foi um dos mais reconhecidos cenógrafos e figurinistas do Brasil, tornando-se uma figura central para a compreensão da cultura do país nas décadas de 1960 e 1970.

O colunista destaca a parceria entre Flávio e Maria Bethânia, para quem “criou a ambientação cênica e as vestimentas dos shows Rosa dos Ventos, Pássaro da Manhã, e outros mais da Bethânia, e de Gal, e dos Doces Bárbaros e de mais uma porção de artistas desse mesmo quilate”. Entre os destaques da exposição, está a maquete que descreve o projeto que o artista fez para o show Pássaro da Manhã, concebendo um cenário em que Bethânia surge de uma noite escura no fundo e vai gradualmente se aproximando da plateia ladeada por tecidos que representam a alvorada.

Nas palavras de Atílio, Flávio foi “um artista que soube traduzir em cena e na sua obra gráfica e de pintura os tempos sombrios da ditadura militar no Brasil, período em que realizou os seus trabalhos mais representativos, mais críticos e engajados, mas sem jamais esquecer as belezas e sensualidade do nosso povo. Flávio nos emociona com seus traços, suas cores, seu poder de traduzir o que nos parece intraduzível”.


Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.

*Estagiária sob supervisão da redação.