Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça a entrevista de Beth Carmona com Cirley Ribeiro:




A TV Cultura inicia uma programação especial nesta segunda-feira (13) com novidades para o público infaltim, ainda na esteira das atrações envolvendo o Dia das Crianças, como foi a presença do tema em programas como Entrelinhas, Provoca e Repórter Eco.

Uma das novas atrações no período da manhã é “Minha Casa, Nosso Mundo”. A série documental dirigida por Sérgio Bloch acompanha crianças que vão conhecer o universo umas das outras. Outra estreia, na faixa das 15h30, é a série “Pequenos Mestres”, de Bárbara Cunha e Paulo Caldas, sobre o fazer artístico que atravessa gerações no sertão de Pernambuco.

Os dois documentários são exemplos das diretrizes da TV Cultura para o público infantil, pensando nas “infâncias” plurais e diversas, segundo Beth Carmona, vice-presidente de Programação e Produção da Fundação Padre Anchieta. Além de exibir programas ficcionais que promovem entretenimento com educação e cultura, como a animação Bing, a emissora também aposta na criança real. Séries documentais focadas no cotidiano geram uma identificação muito grande, afirma Carmona. “É a criança se ver na tela ou se comparar a alguém em situação parecida”, explica. Com esse objetivo, a nova grade infantil da TV Cultura vai mostrar crianças da periferia, do centro, do interior ou do litoral; crianças negras, brancas, migrantes, quilombolas e indígenas.

Episódios inéditos doQuintal da Cultura na Missão do Dia” estão na grade em dois horários: às 11h45 e às 16h30. E, no sábado, a partir das 11h45, vai ao ar uma maratona especial reunindo tudo o que foi apresentado durante a semana no Quintal da Cultura.

Também nesta semana especial, a emissora exibe o documentário inédito “Nunca me Sonharam”, de Cacau Rhoden, sobre os sonhos de quem vive a realidade do ensino médio nas escolas públicas do país. O programa vai ao ar em 15 de outubro, Dia do professor, às 19h30.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.